[o que é] a internet?

É normal pensar na internet como uma rede mágica que nos conecta ao mundo através de um clique. Na realidade a internet é uma estrutura física de cabos enterrados debaixo do oceano  e que conecta os continentes. Esses cabos são conhecidos como Backbones ou Cabos Transoceânicos. A instalação destes cabos começou ainda no século XIX e foi  financiada pelo exército dos Estados Unidos.

A internet surgiu como uma estrutura que não precisa de um controle central e pode crescer à medida que novas redes se conectam à rede já existente, ou seja, a internet na realidade é uma rede de redes.

Os cabos transoceânicos transmitem dados (como esses que você está lendo agora) para centrais de distribuição que cobram taxas para que você possa se conectar à internet. Essas redes de distribuição são disponibilizadas pelas operadoras de internet e o que elas fazem é basicamente conectar os cabos que estão debaixo da terra com a sua casa ou dispositivo. Isso pode ser feito via cabo, wifi ou 3G.

Para ter uma ideia de como esses cabos fazem as conexões entre continentes, você pode dar uma olhada na imagem abaixo, e recomendamos entrar nesse site para ter uma melhor visualização.

(imagem extraída do site http://www.submarinecablemap.com)

Uma coisa interessante que talvez você note é que a grande maioria dos backbones passa pelos Estados Unidos, mesmo quando é necessário fazer um desvio de rota pra que isso aconteça. 

Vamos falar mais sobre isso nos próximos posts onde abordaremos questões de privacidade de dados e vigilância na internet. Mas já adiantamos o seguinte: não é por acaso que as maiores empresas de tecnologia como Facebook, Google e Amazon, se encontram fisicamente lá.
Hoje a Amazon é a maior empresa de tecnologia que existe e a maior parte da sua receita vem da hospedagem de serviços em seus servidores.

Então o que acontece quando você envia um e-mail utilizando o serviço do Gmail, por exemplo, para outra pessoa da sua mesma cidade? 

Ao clicar [enviar], os dados contidos no seu email são repassados através dos cabos para os servidores do Google que armazenam as informações contidas no email e enviam uma cópia para o destinatário. Dessa forma, serviços de e-mail como Gmail são intermediários dessa mensagem. Já que seu email é armazenado nos servidores do Google e posteriormente enviados ao contato que você selecionou. 

O percurso daquela informação até o servidor é o mesmo independente do destino do email. Ou seja: se você mora em Recife e enviou um gmail para alguém de Recife, ainda assim seu email irá até o local mais próximo onde o Google tem servidores, para depois ser enviado para Recife. Muitas vezes o trajeto será: Recife – Estados Unidos – Recife. 

Quando acessamos um site, a mesma dinâmica acontece: você digita no seu navegador que site quer acessar e ele te conecta com o servidor que armazena as informações que devem ser exibidas, bem como a forma como devem ser exibidas. E o mesmo ocorre nas redes sociais.

Para você acessar qualquer informação disponível na internet, existem intermediários: A operadora de serviços, os cabos transoceânicos, os servidores que armazenam sites e serviços e equipamentos físicos como modems e antenas que transmitem essa informação para o seu celular ou computador. E de vez em quando algum desses intermediários resolve mudar as regras: cobrar um valor mais caro, bloquear o acesso de alguns países, só permitir o acesso a alguns sites (ex.: Internet.orgem breve publicaremos um texto só sobre isso) ou coletar informações sem pedir permissão.

É importante entendermos quem são os intermediários envolvidos nas nossas comunicações usando a internet, pois isso nos ajuda a enxergar o grande número de empresas que fazem parte da nossa vida. Essa compreensão é importante especialmente nesse momento, em que a internet tem um papel central no dia-a-dia de muitas pessoas. Agora que você já compreendeu como a estrutura física da internet funciona, poderemos aprofundar em questões atuais envolvendo essas empresas que mediam nossas comunicações. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s