Snowden: um resumão.

As revelações feitas pelo Snowden em 2013  impactaram o mundo imensamente. Resolvemos fazer aqui um resumão sobre essa história, pra que ela seja mais acessível a todas as pessoas. A intenção é que em 3 ou 4 minutos você leia esse texto e possa ter pelo menos uma noção do que aconteceu. Deixaremos aqui também referências para que você possa se aprofundar no assunto, caso deseje.  Bora lá?

Snowden, quem é?

O Snowden é um tecnologista que trabalhou para a NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) e que decidiu vir a público com denúncias relacionadas à espionagem realizada pelos EUA. Ele fez essas revelações através da grande mídia, trabalhando junto do jornalista Glenn Greenwald em uma estratégia de publicação de documentos nos jornais The Guardian e Washington Post de forma a conseguir ter atenção global para o assunto.

Principais Revelações:

  1. A principal revelação do Snowden foi o programa PRISM. Snowden revelou documentos que mostram o acordo entre a NSA e as maiores empresas de internet do mundo: Facebook, Yahoo!, Apple, Google, Microsoft, PalTalk, AOL, Skype, Youtube. Esse programa permitia a coleta de dados diretamente dos servidores dessas empresas. 
    [no livro você pode ler como era a relação da NSA com essas empresas]

    Entender que a NSA tinha acesso direto aos servidores de 9 das maiores empresas de internet da época bem como a cooperação dessas empresas para com a Agência fez com que pessoas do mundo todo repensassem a forma como enxergam sua presença online. 
    Grandes discussões sobre o direito à privacidade também foram levantadas, já que essa espionagem fere o direito individual de milhões de cidadãos. 
  2. Além do programa PRISM, Snowden revelou documentos do programa STORMBREW, que prova a coleta de dados através da interceptação direta dos cabos de fibra ótica (falamos deles aqui, lembram?).

    Vale lembrar a problemática de que a maioria dos backbones, ou cabos transoceânicos, passam pelos EUA. O que favorece e facilita muito essa interceptação de dados, resultando em coletas de dados gerados em inúmeros países.

Esses dois programas juntos possibilitavam que a NSA cumprisse o seu objetivo, revelado também por Snowden, de “coletar tudo”.  

A grande justificativa para coleta de dados pela NSA era o anti-terrorismo. Com essas revelações, fica explícito que uma porcentagem importante dos programas não tinha nada a ver com isso, e que a NSA realiza(va) espionagem econômica, diplomática além de vigilância de populações inteiras sem qualquer justificativa para tal

“O governo dos Estados Unidos construíra um sistema cujo objetivo é a completa eliminação da privacidade eletrônica do mundo inteiro. Longe de ser uma hipérbole, esse é o objetivo literal e explicitamente declarado do Estado de vigilância: coletar, armazenar, monitorar e analisar todas as comunicações eletrônicas de todas as pessoas ao redor do mundo “. 

O bordão “coletem tudo” era usado pelo principal responsável pela operação da NSA, e no livro publicado pelo jornalista Glenn Greenwald (informações completas abaixo) é possível ver os slides criados com as estratégias para que “coletar tudo” se tornasse possível. 

Outros programas importantes que também foram revelados por Snowden:

3. Programa “Boundless Informant”: mostra como a NSA contabiliza com exatidão todas as chamadas e todos os e-mails coletados todos os dias no mundo inteiro. Em apenas trinta dias, a unidade coletara dados sobre mais de 97 bilhões de emails e 124 bilhões de chamadas no mundo inteiro. 

4. Projeto “Muscular”:  torna possível invadir as redes pessoais do Google e do Yahoo!

5. Projeto “Fairview”: parceria com uma empresa de telefonia para coleta de informações de chamadas telefônicas.

6. Aliança dos cinco olhos (“Five Eyes”): entre Estados Unidos e Grã-Bretanha, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Esses países também fornecem/iam dados para a NSA.

7. A NSA também realiza espionagem diplomática, e um caso que ficou famoso foi de vigilância da então Presidente do Brasil Dilma Rousseff bem como da Angela Merkel e do Enrique Peña Nieto.  

O Snowden trouxe à publico inúmeros documentos que provam essas e dezenas de outras operações da NSA. Para saber mais recomendados o livro, que também foi fonte para escrevermos esse texto, “Sem lugar para se esconder” do Glenn Greenwald.


Impacto dessas revelações:

Mesmo antes desses documentos virem à tona, já era sabido que os EUA espionavam digitalmente outros países e pessoas. Os documentos provaram não só a veracidade do que já se desconfiava como também mostraram que os esquemas de espionagem eram ainda mais abrangentes do que se imaginava. 

Essas revelações levantaram importantes discussões sobre privacidade, e foram capazes de levar para a população em geral conhecimento sobre como os Estados Unidos e grandes empresas de tecnologia usam dos nossos dados para obter maior poder político. Em nossa visão, as revelações do Snowden, junto com as revelações feitas pelo WikiLeaks (pra saber mais clica aqui), foram centrais para se criar a visão e as políticas de privacidade de dados que vemos hoje. 

Além disso, através desses documentos pode-se enxergar como a vigilância de indivíduos tem um impacto político e econômico, e que a preocupação com vigilância na internet deveria ser de todos nós pois é algo que impacta a sociedade como um todo. 

Ao publicar esses vazamentos Snowden abriu mão de sua liberdade. Ele atualmente encontra-se em asilo político concedido pela Rússia e publicou recentemente um livro em que conta a sua história, a decisão de expor para o mundo o que era feito pelo governo dos Estados Unidos e também como ele encarou tudo que aconteceu depois disso.

“Argumentar que você não se importa com seu direito à privacidade pois não tem nada a esconder não é diferente de dizer que você não se importa com liberdade de expressão pois não tem nada a dizer”. Edward Snowden, tradução livre.

Dicas de Leitura:
-Sem lugar para se esconder, Glenn Greenwald
-Eterna Vigilância, Edward Snowden

Filmes e Documentários:
-CitizenFour
-Snowden: herói ou traidor?

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s